Tipos de madeira portuguesa

Tipos de madeira portuguesa

Dada a sua elegância e qualidade no plano decorativo, a madeira é, de facto, uma das matérias-primas mais procuradas.

Do mais rústico e tradicional ao mais contemporâneo e arrojado, este é um material intemporal, sendo utilizado em qualquer tipo de decoração. Aliás, a presença de madeira na decoração é um aspeto tipicamente português.

O carvalho, a cerejeira, a nogueira, o pinho e o eucalipto são as madeiras portuguesas mais privilegiadas na decoração.

 

Carvalho
Esta madeira é mais utilizada em decorações rústicas e tradicionais e sempre foi uma das mais usadas na construção civil.
Durabilidade e resistência ao frio e à humidade são algumas das suas características.

 

 

Cerejeira
Por conferir elegância e sofisticação ao mobiliário, esta é também uma madeira bastante procurada.
Para além de resistente e versátil, esta possui um acabamento liso, sedoso, pelo que é aconselhável ser usada em espaços interiores.

 

 

Nogueira
No pavimento, no revestimento de paredes ou em mobiliário, a nogueira é igualmente bastante apreciada no mercado mobiliário e de construção.
Para além da sua densidade e resistência, esta madeira portuguesa é sinónimo de elegância na decoração. A sua utilização é, portanto, variada.

 

 

Pinho
Esta madeira portuguesa possui propriedades únicas. Para além de ser resistente ao encolhimento e ao inchaço, é ainda fácil de pintar e muito leve.
Esta madeira é também muito utilizada em mobiliário, sendo bastante frequente vê-la em decorações mais rústicas e tradicionais.

 

 

Eucalipto
Esta é a espécie que mais área ocupa na floresta portuguesa.
Para além de ser versátil, fácil de trabalhar e de qualidade, esta matéria-prima possui ainda uma excelente resistência ao apodrecimento, sendo 100% renovável.Se inicialmente o eucalipto era mais utilizado na fabricação de mobiliário exterior, como jardins, varandas, churrasqueiras, há muito que passou a usar-se em ambientes interiores, como salas e quartos. Brinquedos, caixotaria, embalagens, estrados para camas, estruturas para telhados são habitualmente feitos neste material.

Comentários (1)

Vasco Manuel Fernandes Carpinteiro

Bastante esclarecedor!
Estou a pensar em abrir uma empresa de construção civil em madeira, e também marcenaria.
Este tema, aqui publicado, tirou-me muitas dúvidas!
Obrigado e continuem a publicar temas relacionados com a madeira, de preferência, portuguesa!

Deixe um comentário