Como escolher a mesa de jantar ideal?

Como escolher a mesa de jantar ideal?

Seja numa casa, num restaurante ou hotel, a mesa de jantar é uma peça de mobiliário que assume especial destaque. Como tal, na hora de decidir qual a mesa a colocar no espaço disponível, há que ter em atenção determinados pormenores.

A forma

A forma da mesa deve ser sempre determinada pelo formato e dimensões do espaço em questão.
Se as redondas são ideais para maximizar o espaço numa área quadrada ou pequena; as retangulares ou ovais adequam-se a salas longas e/ou estreitas.
As mesas quadradas constituem também uma excelente opção para espaços pequenos, sendo a maioria projetada somente para quatro pessoas.

O tamanho

O tamanho da mesa depende das dimensões da área de refeição e do número de pessoas que é necessário acomodar. Para uma mesa redonda, o diâmetro mínimo é de 82cm para quatro pessoas; 117cm para seis; e 153cm para oito pessoas. No que respeita às mesas retangulares, as dimensões diferem: é essencial 112cm para quatro pessoas; 153cm para seis; e 183cm para oito pessoas.

A altura

A maioria das mesas de jantar seguem as diretrizes padrão de altura entre os 72 e 77cm. Já as mesas mais altas, utilizadas em bares e restaurantes, possuem uma altura entre os 102 e os 107cm.

O material

Existe uma ampla variedade de materiais que poderão ser usados no fabrico de uma mesa de jantar. No entanto, e dado tratar-se de uma peça que é utilizada diariamente, o fator mais importante a ter em consideração é justamente a durabilidade.
Há muito que a madeira é a matéria-prima de eleição no que concerne a esta peça de mobiliário, dada a sua resistência ao calor, a batidas, e durabilidade, podendo, ainda, contrastar com outro tipo de materiais para acompanhar tendências.
De facto, a madeira constitui um excelente investimento a longo prazo.


A Novibelo produz mesas de jantar à medida de qualquer espaço. Contacte-nos.

Deixe um comentário