MDF ou MDP: Qual a diferença?

MDF ou MDP: Qual a diferença?

Apesar de apresentarem um aspeto semelhante, muitas vezes, as matérias-primas possuem características específicas que alteram as suas finalidades. É o caso do MDF e do MDP.
O MDF e o MDP são matérias-primas que derivam de duas espécies de madeira, o pinho e o eucalipto. No entanto, a sua constituição e finalidade são totalmente distintas.

O MDF (Medium Desnsity Fiberboard) é um painel de madeira reconstituída, produzido através da fusão de fibras de madeira com resinas sintéticas e aditivos. As placas de madeira são coladas umas sobre as outras com resina e fixadas através de pressão.
Estas placas são produzidas de acordo com a sua finalidade, podendo a sua espessura variar de 3 a 60mm.

O MDP (Medium Density Particleboard) é um painel constituído por partículas de madeira agregadas entre si com resinas ureicas mediante a ação de temperatura e alta pressão.
Este material é produzido em três camadas, uma grossa no miolo e duas finas nas superfícieis.

Em termos de aplicação no mobiliário e acabamentos finais, o MDF é uma madeira que garante mais criatividade no design, pois permite criar curvas e formas redondas, sendo também recomendado em casos de produção em baixo relevo e entalhe.
O MDP possui limitações que favorecem a utilização do material em mobiliário de linhas retas, como portas, prateleiras e gavetas. As suas características mecânicas conferem mais resistência ao arrancar parafusos e reduz os empenamentos.

A Novibelo utiliza as duas matérias-primas para criar mobiliário com design moderno e de alta qualidade. Contacte-nos!

Sem Comentários

Publicar Um Comentário

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das novidades!