Tipos de madeira para mobiliário
Que tipos de madeira existem para fazer móveis para casa (tipos de madeira mais comuns para mobília)
Na produção de móveis, a madeira é considerada a matéria prima por excelência. Vários são os tipos de madeira existentes, possuindo cada um deles as suas próprias características.
Aquando da sua escolha, há que pensar ponderadamente, uma vez que tal envolve a beleza, a durabilidade e ainda o próprio valor da nova mobília.
Aqui apresentamos , então, os tipos de madeira mais comuns e, consequentemente, mais utilizados:
Cerejeira
Esta é muito popular, sendo considerada sinónimo de elegância. É um dos tipos de madeira mais cara.
Carvalho
Esta é uma madeira mais forte e mais fácil de manusear. Disponível em duas variedades: o vermelho e o branco. Este último é mais utilizado, na medida em que é também bastante resistente à humidade, sendo, por isso, mais usado em mobiliário de exterior. O seu preço é mais elevado.
Mogno
Esta é considerada um dos melhores tipos de madeira para móveis do mundo. Dura e de tonalidade avermelhada, desde o tom mais claro ao mais escuro. O seu único inconveniente é o preço, acessível a poucas carteiras.
Abeto
Várias podem ser as cores deste tipo de madeira: branco, amarelo claro, vermelho, ou até rosa, No entanto, são pouco resistentes porque, para além de não resistirem ao ataque de insetos, apodrecem facilmente. É, portanto, um material muito acessível.
Cedro
Este é resistente à humidade, pelo que podem perfeitamente permanecer ao ar livre, não correndo o risco de apodrecer. O seu odor característico afugenta ainda os insetos.
Pinho
Apesar do seu custo ser inferior quando comparado com outras, a sua qualidade e durabilidade são aspetos que sobressaem.
Azevinho
Este tipo de madeira caracteriza-se pela sua dureza, homogeneidade e, sobretudo, pela sua elevada qualidade.
Agora que conhece um pouco mais sobre alguns dos diferentes tipos de madeira na fabricação de móveis, pode já começar a idealizar aquele projeto que há tanto anseia.