Matérias-primas mais utillizadas no fabrico de mobiliário
Estas são algumas das matérias-primas mais utilizadas no fabrico de mobiliário:
1 – Madeiras
Esta é a primeira matéria-prima utilizada na fabricação de móveis. As suas principais características prendem-se com a beleza das suas diferentes cores, alta resistência e durabilidade.
2 – Folheados
Os folheados são o resultado da colagem de folhas de madeira. Estes possuem características de ótima resistência. Dentro dos folheados podemos ter a placa MDF, os aglomerados e os contraplacados.
3 – MDF (Medium Density Fiberboard)
É o resultado da aglomeração de várias fibras de madeira e da aglutinação com resinas sintéticas, através de um processo seco e com prensagem a quente.
Pelo facto de ser homogéneo em toda a sua superfície, permite uma melhor usabilidade e também aplicação de diversos revestimentos.
O MDF possui características e consistência que o aproximam muito da madeira, aceitando ainda todos os tipos de revestimento como folhas de madeira, pintura, filme de PVC, BP (Baixa Pressão – melamina).
As madeiras utilizadas na fabricação do MDF são o pinus e o eucalipto, obtidos através de reflorestamento, contribuindo, assim, para a preservação da natureza.
As placas MDF podem também ser hidrófugas ou ignífugas.
4 – Painel com revestimento melamínico
A melamina é uma placa de aglomerado ou de MDF revestida (igual ao revestimento da fórmica), em uma ou duas faces, com películas decorativas impregnadas com resinas melamínicas, o que lhe permite uma superfície totalmente fechada, livre de poros, dura e resistente ao desgaste superficial. A melanina impede o desenvolvimento de micro-organismos, sendo considerada o material ideal utilizado em ambientes altamente esterilizados, uma vez que resiste eficientemente ao calor e ao uso de líquidos abrasivos utilizados na limpeza.