Novibelo, uma empresa que se preocupa com a preservação ambiental

novibelo-dia-do-ambiente

Novibelo, uma empresa que se preocupa com a preservação ambiental

Numa sociedade onde a proteção e conservação dos recursos naturais é fundamental, a preservação ambiental assume um papel cada vez mais importante tanto dentro da comunidade, como no meio empresarial.

Desta forma, ao adotarem práticas sustentáveis, as empresas não só contribuem para a vida do Planeta, como demonstram a sua preocupação e responsabilidade, levando os consumidores e a sociedade a vê-las como amigas do ambiente, indo, assim, muito além dos seus próprios interesses.

De facto, investir em ações sustentáveis, como a reciclagem, o reaproveitamento de sobras de matérias-primas e de água é extremamente benéfico para as próprias organizações, na medida em que implica uma diminuição dos custos de produção.

Uma outra vantagem que se prende com a responsabilidade ambiental relaciona-se diretamente com o comportamento ativo dos colaboradores, que acabam por se sentirem mais satisfeitos no seu local de trabalho por contribuírem diretamente para a preservação do meio ambiente.

É justamente por valorizar tais práticas que a Novibelo dispõe de uma Central Bioenergética. Primeiramente, são recolhidos todos os restos de materiais utilizados na produção de mobiliário, não só da empresa como de outras fábricas do setor e carpintarias. Esta recolha é efetuada pelos colaboradores, que utilizam equipamentos próprios para o efeito, deslocando os respetivos materiais até ao triturador, onde são, posteriormente, transformados em serrim.

A Central Bioenergética é composta por um triturador; dois silos (um com capacidade de armazenamento de 70m3, o que equivale a 18 toneladas de serrim, e outro com capacidade de armazenamento de 35m3, ou seja, o equivalente a 9 toneladas de serrim); uma caldeira com uma produção calorífica de 1.500.000 kcal/hora (o que corresponde ao aquecimento da água e do ambiente de 50 moradias familiares); um filtro para gases resultantes da queima do serrim na caldeira; e, ainda, um moderno sistema de aspiração, que garante um maior aproveitamento do serrim produzido durante o fabrico de mobiliário.

A Novibelo pretende ainda que a Central assegure não só o aquecimento das estufas de pintura, da fábrica, dos escritórios e da água gasta no próprio edifício, mas que seja inclusivamente capaz de abranger todo o Centro Empresarial, constituído por 17 pavilhões, do qual fazem parte outras empresas do Grupo Casa Ferreira.

Cuidar e preservar o Planeta torna-se, assim, responsabilidade de todos. Independentemente do setor de atividade, a adoção de medidas que contribuam para a conservação dos recursos naturais é, efetivamente, preponderante.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das novidades!