As 6 madeiras mais usadas na conceção de mobiliário

As 6 madeiras mais usadas na conceção de mobiliário

Seja na construção habitacional, seja na decoração de interiores, a madeira continuará a ser uma das matérias-primas de eleição por parte de arquitetos, designers e decoradores. Pelo facto de possuir propriedades específicas, a sua utilização pode ser mais apropriada para um determinado espaço em detrimento de outro. Seja qual for a divisão, o certo é que esta lhe confere sempre uma agradável sensação de conforto, elegância e sofisticação, combinando na perfeição com outros materiais.

Independentemente do ambiente a que se destina, a madeira facilmente se adapta a qualquer estilo, desde o mais clássico e requintado ao mais moderno, ou até rústico. Esta é, indubitavelmente, bastante versátil.

Dada a existência de uma grande variedade de madeiras, com cores e texturas muito diferentes, há que saber escolhê-las convenientemente, adequando-as ao espaço em questão, de forma a não comprometer as suas características e durabilidade. Seguem-se algumas sugestões relativamente às mais usadas, tanto no interior como no exterior de uma casa.

Nogueira

Esta é uma madeira muito versátil, usada não só na construção civil como na conceção de mobiliário de elevada qualidade para espaços interiores. Seja para salas de estar ou de jantar, quartos, portas, painéis ou pavimentos, este é um tipo de madeira extremamente resistente.

Cerejeira

Muito popular na decoração de interiores, esta é bastante resistente, difícil de riscar e amolgar. Graças à sua qualidade, acabamento liso e macio, a cerejeira é uma matéria-prima muito utilizada em móveis para salas, quartos e pavimentos.

Carvalho

Considerado de elevada qualidade e beleza, este é bastante usado tanto na parte exterior de edifícios, como no seu interior, ou seja, em cozinhas, casas de banho, painéis e pisos, justamente pela sua durabilidade e resistência a fungos, ao frio e à humidade.

Eucalipto

Bastante abundante na floresta portuguesa, o eucalipto é muito utilizado no fabrico de mobiliário de interior e exterior, dada a sua qualidade e resistência. Esta é uma madeira reciclável, logo amiga do ambiente.

Pau Ferro

Para além de denso, durável e resistente ao ataque de fungos, este caracteriza-se pela sua beleza inconfundível e elevada qualidade, sendo muito usado na decoração de interiores e na fabricação de mobiliário de luxo, nomeadamente em cozinhas, casas de banho, salas de estar e jantar e pavimento.

Ébano Macassar

Escuro e bastante denso, este é um tipo de madeira muito utilizado em mobiliário de luxo e em pavimento. Para além de nobre e valioso, é também muito resistente a fungos e à humidade.

Pretende obter mais informações sobre estas ou outras madeiras? Na Novibelo, encontrará os melhores profissionais, que preciosamente contribuirão para a escolha mais adequadas de cada uma das matérias-primas para os diferentes espaços.

Contacte-nos.

Deixe um comentário