Como projetar mobiliário para um espaço comercial?

Como projetar mobiliário para um espaço comercial?

A disposição do mobiliário num espaço comercial é essencial para o sucesso de um negócio. Entrar numa loja é vivenciar uma experiência, logo, esta deve ser agradável, levando os clientes a regressar, o que constitui, de facto, o principal objetivo de todas as empresas. Nesse sentido, tudo deve ser pensado ao pormenor.

Organizar o espaço

O primeiro passo relaciona-se com a constatação exata do espaço disponível e como adequá-lo ao tipo de negócio que ali vai nascer. Uma perfumaria e uma loja de roupa exigem certamente um layout diferente. A loja de roupa necessita de provadores, enquanto a perfumaria procura utilizar o espaço para uma maior demonstração de produto. É também importante ter em consideração a movimentação dos clientes na loja. Por exemplo, quem espera para pagar não pode bloquear quem está a ver os produtos. Assim, é fundamental pensar todo o espaço para que exista uma harmonia total.

Design à medida

É nesta fase que a ajuda de especialistas é crucial. Projetar, orçamentar, desenhar, produzir e montar o mobiliário são pontos fundamentais para um design de excelência em qualquer espaço comercial. Ter parceiros experientes é a garantia de que o investimento feito será executado por profissionais da área. Desta forma, a decoração do espaço, a identidade da marca e o tipo de negócio serão sempre fatores a ter em conta, tal como as próprias tendências. Atualmente, os espaços minimalistas sobrepõem-se a espaços excessivamente decorados, por exemplo.

Mobiliário a escolher

O design previamente definido desempenha igualmente um papel relevante. Daí que não se deva comprar mobiliário aleatoriamente e dispô-lo sem critério. As estantes onde vão estar expostos os produtos, por exemplo, devem ser adequadas aos mesmos, assim como o espaço onde se procede ao pagamento deve ser funcional. Áreas de repouso devem ser incluídas e preenchidas com sofás ou cadeirões confortáveis, não ocupando demasiado espaço. O design dos móveis deve refletir os valores da marca. Uma loja para crianças deverá ter mobiliário com cores mais vivas e linhas mais simples; já uma loja de roupa para adultos deve apostar em mobiliário mais moderno e com cores mais escuras. Produzir mobiliário à medida será sempre uma garantia de que o design e os valores da marca serão respeitados.

O poder de uma montra

O que se vê do lado de fora de uma loja deve representar o que está no seu interior. A exposição dos produtos mais importantes encontra-se, normalmente, na montra. Assim, é fundamental que o mobiliário utilizado para a exposição dos mesmos seja feito à medida e, ao mesmo tempo, versátil, de forma a permitir diferentes configurações de exposição.

A importância da iluminação

Uma loja sombria, mal iluminada pode deixar os clientes desconfortáveis. Se se tratar de uma loja de rua, a iluminação natural, conjugada com a de candeeiros, será fundamental para focar os produtos que mais se pretende destacar, tornando, ao mesmo tempo, o local mais agradável e acolhedor. Por sua vez, uma loja num centro comercial exige outro tipo de planeamento em termos de iluminação. Escolher entre tons de luz mais quentes ou frios é um dos fatores que determina a personalidade do espaço, devendo ser sempre utilizadas lâmpadas amigas do ambiente.

A abertura de um espaço comercial exige um investimento avultado, logo é imperativo um parceiro experiente que auxilie e se envolva tanto no processo de planeamento como na própria decoração do ambiente em questão. A Novibelo é uma empresa que há muito se dedica à produção e montagem de mobiliário personalizado, à medida, tornando-se, desta forma, na parceira ideal para qualquer tipo de projeto, não só porque utiliza matérias-primas de qualidade, mas também porque disponibiliza os melhores e mais variados tipos de acabamentos.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das novidades!