Sala de estar: um único espaço, uma diversidade de ambientes

novibelo-artigo-dicas-salas-estar-funcionais-03

Sala de estar: um único espaço, uma diversidade de ambientes

A tradicional sala de estar, que até há bem pouco tempo servia apenas para receber visitas, é hoje um conceito ultrapassado. Atualmente, este é um espaço onde se vivem vários momentos em família. Seja para conviver, jantar, ler, jogar, ou até mesmo, para quem tiver crianças pequenas, brincar, a sua utilização é bastante diversificada.

Desta forma, dada a diversidade de ambientes concentrados num único sítio, a palavra “funcional” assume aqui particular importância, especialmente quando se pensa na parte decorativa. A escolha de móveis versáteis, facilmente adaptáveis, torna-se, assim, fundamental.

Espaço e número de pessoas

Antes de mais, é necessário adequar o mobiliário ao espaço disponível e à quantidade de pessoas que dele usufruirão. Se a área for pequena, os móveis terão de ser também mais pequenos, logo, convém que sejam mais funcionais. Por sua vez, se esta for mais “generosa”, então poderá apostar num maior número de móveis, sempre funcionais e adequados às utilizações que a sala vai ter.

Outro aspeto que deverá ter em consideração prende-se com o espaço para circulação: se em redor da mesa deverá ter sempre, no mínimo, de 1 m; a restante área deve permitir uma circulação, sem obstáculos, entre os diferentes ambientes.

A utilização de uma sala não se limita ao número de pessoas que vive na casa. É importante ter em mente que se recebem visitas, daí todo o mobiliário, nomeadamente, sofás, cadeiras e mesa terem de ser cuidadosamente definidos.

Área de refeições

Uma zona dedicada às refeições é algo comum em praticamente todas as salas. A mesa deve ser proporcional ao espaço em questão; enquanto as cadeiras devem ser ergonómicas e confortáveis, propiciando a correta postura da coluna. Quem se senta não deverá bater com as pernas no tampo da mesa.

Seja para a mesa ou para as cadeiras, todas as matérias-primas devem ser criteriosamente selecionadas: madeira, vidro, combinados com outros materiais, como o inox ou outros, ajudam a definir o estilo que pretende.

Quanto às cadeiras, estas devem ser revestidas por materiais facilmente laváveis, especialmente se tiver crianças, pois a probabilidade de sujá-las ou manchá-las é bem maior.

Também os móveis de apoio, extremamente úteis para guardar loiças, talheres, toalhas ou copos, devem ser versáteis e multifunções. Assim, dependendo do espaço disponível, poderá definir a quantidade de mobiliário a colocar, designadamente, uma cristaleira, um aparador, um carrinho-bar, ou outros.

 A área de convívio

Um sofá grande ou um conjunto de sofás? Mais uma vez, a resposta em muito depende do espaço existente. Apesar de mais pequeno, um conjunto de sofás pode ocupar mais área do que um maior. Por outro lado, é mais fácil redecorar o espaço com um conjunto de sofás, o que lhe permite uma sala mais funcional e adaptável relativamente às pessoas que dela desfrutarão.

Os puffs, preferidos por crianças e adultos, constituem, de igual forma, uma ótima opção, na medida em que podem ser facilmente retirados, caso necessite de mais espaço. Os cadeirões são também uma excelente alternativa. Para além de funcionais, são extremamente confortáveis, permitindo-lhe passar algumas horas a ver televisão ou a ler um livro.

As crianças brincam muito na sala? Então uma mesa de apoio multifunções será sempre bem-vinda, pois poderá ser usada tanto para brincadeiras como para as visitas. Esta deverá, preferencialmente, ser redonda, menos perigosa para os mais pequenos, para além de ocupar menos espaço.

Televisão, consolas, computadores e tablets há muito que fazem já parte da decoração de uma sala. Possuir um móvel que possa incluir todos estes aparelhos é assim imperativo.

Pretende uma sala funcional, com móveis adequados ao espaço e aos diferentes ambientes? A Novibelo é a parceira ideal para projetar, fabricar e montar a sala com que sempre sonhou!

Contacte-nos.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das novidades!