Transforme o seu sótão num espaço tão útil quanto acolhedor!

Transforme o seu sótão num espaço tão útil quanto acolhedor!

Sótão

Existente em muitas casas e sendo, grande parte das vezes, fator de peso na aquisição de uma, o sótão é quase sempre uma divisão mal aproveitada, deixada para segundo plano, na qual se vai acumulando tudo aquilo que já não se usa! Por ser pouco frequentado, acaba mesmo por ficar esquecido! Se possui um e quer agora dar-lhe novo rumo, então este pode ser o momento ideal para transformá-lo. Eis alguns pormenores que deve ter em atenção.

 

Definir o ambiente

Facilmente este pode passar de um mero local de arrumos para algo mais sofisticado, útil e acolhedor: um quarto de hóspedes ou de brincar, um closet, uma biblioteca, uma sala de estar, um home office, ou até mesmo uma sala de cinema… Muitas são as possibilidades… Basta decidir a utilidade que lhe quer dar, tendo em conta as suas necessidades!

O primeiro passo prende-se então com a definição do ambiente pretendido, isto para aproveitar todo o espaço disponível. É igualmente importante tirar as medidas com exatidão, para que não haja falhas.

 

Ter em atenção pormenores importantes

Como esta é uma divisão que se encontra na parte mais alta da casa, convém ter em atenção a sua altura, isolamento e iluminação. Normalmente, não existem janelas laterais, mas claraboias que servem, não só para a entrada de luz natural, como para a respetiva ventilação. Deve, por isso, incluir alguma iluminação artificial.

 

Madeira, um material de eleição

Seja qual for o ambiente pretendido, há matérias-primas mais usadas do que outras… E a madeira é uma delas! Para além de utilizada no mobiliário, esta fica maravilhosamente no chão, teto, traves e divisórias, tornando o espaço mais acolhedor.

 

Decoração do espaço

Habitualmente, esta é uma área de dimensões reduzidas, logo, não deverá enchê-la. Coloque apenas o mobiliário essencial, de preferência à medida, de forma a que, para além de bem decorada, seja funcional. De facto, mesmo com pouco mobiliário pode fazer-se projetos muito interessantes, que primam pela sua simplicidade. Para conferir leveza e amplitude ao ambiente, opte por cores mais claras na decoração, como o branco, bege, cinza e azuis.

 

E por que não transformá-lo num loft?

O sótão pode tornar-se numa divisão decisiva aquando da aquisição de uma casa. Por isso, o aproveitamento de toda a área disponível é importante, pois pode aumentar o seu valor de mercado. Bem planeado e organizado, este pode ser até transformado numa outra casa, incluindo-se cozinha, quarto e casa de banho, divisões que podem aparecer harmoniosamente integradas.

Transforme o seu sótão, para, a partir de agora, este ser um dos locais de eleição de toda a família! Surpreenda-se com os projetos únicos, concebidos totalmente à medida, pela equipa de profissionais experientes da Novibelo. Contacte-nos.

Deixe um comentário