Conheça as tendências de arquitetura e design

tendencias-arquitetura-Novibelo

Conheça as tendências de arquitetura e design

A sociedade atual está perante uma era digital onde se verificam grandes alterações ao nível da arquitetura e do design. As novas tecnologias e as redes sociais aproximaram os designers das tendências de arquitetura e de decoração de interiores, aumentando, assim, a sua inspiração e inovação para novos projetos.

O Instagram, por exemplo, permite que os utilizadores encontrem tendências visuais relativas à forma, cor e tipo de mobiliário, fazendo com que esta informação seja facilmente consultada, direcionando-os para conhecimentos práticos e conceituais. Desta forma, esta rede social tornou-se numa importante fonte de pesquisa de novos conceitos, inspirações e realidades.

A Era do Personalizado

A evolução do mundo digital tornou os consumidores mais atentos, com mais conhecimento e dispostos a pagar por produtos personalizados às suas necessidades. Num estudo realizado pela revista Architectural Digest, é referido que metade dos arquitetos entrevistados podem produzir peças únicas e personalizadas ao gosto de cada cliente.

Desta forma, o aumento do mercado digital permitiu a propagação de informações e ideias que auxiliam o processo de inovação, criatividade e rapidez de conceção, tanto na área de decoração de interiores como na de conceção de mobiliário.

A Era do Digital

É de conhecimento geral que nesta área de negócio, os arquitetos e designers de interiores visitam e compram matérias-primas às fábricas. Contudo, o mundo digital permitiu que estes tenham um acesso mais rápido e simples às informações das empresas, bem como aos produtos que estas comercializam. No estudo anteriormente referido, verificou-se que 61% dos arquitetos compram mobiliário online, 45% procuram clientes através dos meios digitais e 81% dos seus clientes conhecem a sua marca na Internet.

Tendências de arquitetura em 2019

Os designers do 1stdibs, o maior mercado online do mundo para revendedores, designers e colecionadores, afirmam que a madeira à cor natural e canos visíveis, últimas tendências na arquitetura de 2018, deixarão de ser utilizados este ano. As formas fluidas e sem arestas, aliadas às tonalidades naturais, têm tido mais influência no desenvolvimento de projetos arquitetónicos. Assim, a incorporação da natureza na construção de casas, por exemplo, é cada vez mais frequente, tal como a integração do interior com o exterior.

Outra tendência é a utilização de materiais e estruturas que ajudam a aquecer o espaço e, consequentemente, contribuem para a redução da utilização dos recursos naturais para o mesmo efeito. Relativamente às cores, o 1stdibs refere que a utilização de cores neutras para interiores está a diminuir, e cada vez mais, as pessoas procuram tons quentes e brilhantes.

Muitos arquitetos sugerem que em 2019, sejam utilizadas cores claras ou em tons pastéis, oriundas do roxo, de forma a transmitir a força e a vibração desta cor. Relativamente ao mobiliário, os arquitetos tendem a procurar os provenientes de matérias-primas renováveis e personalizados à necessidade do cliente, de forma a criar projetos únicos.

Fonte: Custom Furniture, Online Sourcing, and Bold Colors Among Design Trends for 2019, According to 1stdibs’ Trend Survey – Architectural Digest.

Sem Comentários

Publicar Um Comentário

Subscreva a nossa newsletter e fique a par das novidades!