Boiserie: uma técnica requintada para as suas paredes

Boiserie: uma técnica requintada para as suas paredes

Boiserie, técnica Clássica de decoração de paredes com madeira, inspirada em rococó, podendo incorporar elementos contemporâneos

Criada entre os séculos XVII e XVIII, a boiserie surgiu em França, sendo influenciada pelo movimento artístico que ficou conhecido por Rococó. Na altura, esta consistia num revestimento em madeira, que servia tanto como isolante térmico, como para adornar, de forma bastante opulenta, paredes e tetos.

Atualmente, esta técnica foi reinventada, utilizando outros materiais para além da madeira, incorporando elementos dos estilos clássico e contemporâneo. Desta mistura, resultam ambientes diferentes, mas sempre glamourosos.

Para quem aprecia pormenores que impressionam na decoração de paredes, a boiserie confere-lhes um charme especial, possuindo diversos formatos, independentemente da divisão onde é utilizada. Em muitos casos, esta funciona como um papel de parede.

Sendo uma técnica mais rebuscada e clássica, é essencial ter em consideração a restante decoração, justamente para que o espaço não apareça sobrecarregado. O mais importante é que haja harmonia no ambiente criado.

 

Para obter um efeito decorativo surpreendente, usando boiserie, há que ter em atenção determinados pormenores…
  • Em primeiro lugar, é importante não confundir boiserie com lambril, pois se uma é uma moldura na parede, cujo objetivo é enriquecer a decoração; a outra são apenas réguas de madeira coladas à parede.
  • Antes de optar pela boiserie, convém verificar o pé direito da casa. Se esta possuir um pé direito baixo, o melhor será escolher outro efeito decorativo.
  • Esta é uma técnica que deve ser usada de forma comedida. Há que utilizá-la apenas numa das paredes, não comprometendo o espaço em causa.
  • Além da madeira, as boiseries podem também ser feitas em gesso, cimento e poliuretano. Seja qual for o material selecionado, o resultado é idêntico. O que as distinguirá será justamente a cor e o formato que aparecerá na parede.

De facto, esta é uma técnica que pode facilmente ser integrada em diversos estilos decorativos, conferindo à divisão em questão requinte e personalidade. Se pretende incluí-la na sua decoração, a Novibelo é a parceira ideal para o seu projeto.

Contacte-nos.

Deixe um comentário